Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Você já ouviu falar de Nebulosas? Saiba mais sobre este fenômeno

Você já ouviu falar de Nebulosas? Saiba mais sobre este fenômeno


O planeta Terra é repleto de fenômenos naturais incríveis. Um destes são as nebulosas. Elas são nuvens formadas a partir de moléculas de hidrogênio, plasma, poeira e diversos outros gases de ions. Elas são constantemente fotografadas e resultam em imagens lindas, cheias de formatos e cores. Conheça um pouco mais sobre elas e quais os principais tipos.

Porque se formam as nebulosas?

Em alguns pontos do universo existem formações estelares com muita frequência. Quando o material formador se aglutina demais ele forma imensas nuvens, mas totalmente diferente daquelas branquinhas que costumamos ver no céu. As nebulosas fazem parte do ciclo estelar, sendo como uma espécie de berçário para as estrelas que estão surgindo no céu.

Tipos de Nebulosas

Existem diferentes tipos de nebulosas. Cada um deles representa uma fase de formação ou uma aglutinação diferente das moléculas formadoras. Entre os tipos de nebulosa existentes no universo você vai encontrar:

1 – Nebulosas de Emissão: são as nuvens formadas por gás e que apresentam uma temperatura muito alta. Como o gás emite luz ao ser energizado por radiação ultravioleta, as nebulosas de emissão mudam constantemente de cor. Elas também são as nebulosas mais coloridas que você vai encontrar no céu. A cor padrão dela é o vermelho.

                                  


2 – Nebulosas de Reflexão: estas são formadas a partir de poeira estelar. Como estão muito próximas de estrelas, passam a refletir as luzes destas. A cor padrão é azul.

                               

3 – Nebulosas Escuras: elas são as maiores do universo. São formadas a partir de gás e poeira estelar. Elas possuem esse nome porque conseguem bloquear a emissão de qualquer luz no universo. Dá para avistá-la com um telescópio, parecendo uma imensa nuvem preta no céu.

                              

                        


4 – Nebulosas Planetárias: elas são chamadas dessa forma devido a sua imensa semelhança com um planeta. O primeiro a avistar uma nebulosa planetária foi William Herschel, justamente quem as batizou.

                                       

                            


Claro que existem outros tipos de nebulosas, mas estes são os mais populares que você vai encontrar.


E aí, o que achou das Nebulosas? Você já avistou alguma usando telescópio? Conta um pouco pra gente sobre a sua experiência.

                        

0 comentários:

Postar um comentário